quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Aos amigos webmasters. Vamos colaborar ?
O que a Anistia Internacional está sugerindo é isso: a internet não são os cabos ou os computadores mas também não é uma abstração"
Existe uma campanha nova na praça e atende no endereço http://irrepressible.info/ – é da Anistia Internacional. A url é essa mesmo, ponto info, sem .com ou .org, para que forme uma frase: impossível reprimir informação. Não há, no mundo digital, uma campanha mais importante que esta. Ela tem a ver com a essência do que é e para que serve a internet e sobre como será seu futuro.
Através de um mecanismo simples, irrepressible.info sugere ao navegante que pesque umas linhas de código para colar nalgum canto de seu blog ou site. Cola-se e um banner ou selo aparece. Nele está escrito “Algum governo não quer que isto seja publicado” e, na seqüência, algumas linhas em cirílico ou árabe ou chinês ou inglês, línguas várias. A cada vez que a página é recarregada, um novo trecho censurado aparece.
Se houvesse internet no tempo da ditadura, a coisa ia ser muito diferente.
A trupe quer mais do que gritar aos quatro cantos. Quer fazer com que fique inútil para qualquer governo censurar. É utópico. Mas tem um lado pragmático, porque ditaduras não são seus únicos inimigos. Empresas também são: todas as empresas de tecnologia estão convocadas a não cooperar com a interrupção do fluxo de informação.
É a primeira campanha organizada do tipo, estruturada para estar presente na web em toda parte que se veja. Decididamente é a coisa mais importante acontecendo na internet hoje. Porque talvez não consigamos definir o que é a internet mas ela é, essencialmente, a maior arma contra ditaduras jamais criada pela humanidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário